Saúde realiza Oficina de Comunicação Efetiva no Hospital de Picos Profissionais de diversas áreas participaram da oficina

Com o objetivo de melhorar a comunicação entre profissionais de saúde de diversas áreas e proporcionar melhor qualidade, segurança e assistência ao paciente, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Ouvidoria do SUS, está realizando a II Oficina de Comunicação Efetiva no Hospital Regional Justino Luz, no município de Picos. Participaram profissionais de diversas áreas que atuam no cuidado do paciente e na gestão, durante as duas turmas ofertadas.

Para a ouvidora do SUS no Estado, Margareth Eulálio, a expectativa é que a oficina promova melhoria nos registros das demandas apresentadas pelos usuários, organizando o fluxo da assistência “e também aperfeiçoar o registro de informações no prontuário do paciente, que é um documento legal e deve constar as informações essenciais do cuidado, desde a admissão até a alta do paciente”, explica Eulálio.

Ela destaca que o Curso vem contemplar a segunda Meta Internacional de Segurança do Paciente, que é a Comunicação Efetiva. "A falta de comunicação entre equipes de saúde é responsável por 60% de todos os eventos adversos que acontecem nesses serviços. Precisamos fortalecer nossas estratégias de comunicação como forma de reduzir os riscos aos pacientes que são atendidos nas instituições de saúde do Estado”, destaca a Ouvidora.

A oficina está sendo ministrada pela ouvidora do SUS, Margareth Eulálio e pela jornalista Fátima Oliveira, da Assessoria de Comunicação Social do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Participam da Oficina o diretor geral do Hospital de Picos, Valério Azevedo, enfermeiros, fonoaudiólogos, educadores físicos, técnicos de enfermagem, tecnólogos, assistente social, serviços gerais.

Por Fátima Oliveira