Quarenta pacientes serão operados amanhã(13) de cirurgia de catarata no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Segundo a diretora geral do HGV, Clara Leal, os beneficiados são pacientes com mais de 60 anos de idade, em tratamento  no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (prédio azul). A maioria dos pacientes são do sexo feminino.

Para os procedimentos, três salas cirúrgicas irão funcionar amanhã (13) simultaneamente, das 7h às 15h, e envolverão 30 profissionais, direta e indiretamente.

Para a coordenadora da Clínica Oftalmológica do HGV, Alessandra Silveira, a catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino. “O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica opaco a pessoa passa a ter dificuldades em enxergar. O único tratamento é o cirúrgico. Na cirurgia, o cristalino é substituído por lentes”, explica a médica. 

A Oftalmologia do HGV realiza, em média, 100 cirurgias de catarata por mês,  por ano, chega a 1.200 em pacientes do SUS atendidos.

Por Fátima Oliveira