A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) mobilizou nesta quinta-feira (11), clínicas públicas e particulares que realizam serviços de hemodiálise no Estado, a fim de sensibilizar seus gestores sobre a execução do Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, proporcionando, portanto, uma melhor qualidade na assistência aos usuários.

O plano foi elaborado pela Diretoria de Vigilância Sanitária, juntamente com o Comitê Estadual de Segurança do Paciente, que tem como base, a estruturação proposta pelo Ministério da Saúde. “A implantação do plano de segurança nas Unidades Hospitalares da Rede Estadual de Saúde tem como objetivo desenvolver a cultura de qualidade e segurança nos processos assistenciais das instituições por meio da aplicação de melhores práticas e gestão de riscos”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Tendo em vista que os serviços de saúde são complexos e cada vez mais incorporado tecnologias potencialmente eficazes, porém acompanhadas de riscos adicionais à assistência dos pacientes, a Segurança do Paciente envolve a avaliação permanente e proativa dos riscos em serviços de saúde. “Isto envolve a identificação dos incidentes na investigação de suas causas e o estabelecimento de medidas a evitar recorrências”, acrescentou a diretora.

A prática do monitoramento e a investigação dos possíveis fatores contribuintes dos incidentes de segurança podem colaborar para mudanças nas práticas assistenciais e regulamentações voltadas para aumentar a segurança do paciente.  “Medidas efetivas, como o seguimento das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde, o uso de protocolos específicos, o estabelecimento de barreiras de segurança nos sistemas podem prevenir e reduzir os riscos e os danos nos serviços” finalizou Tatiana Chaves.

Por: Cyntia Veras