O Hospital Infantil Lucídio Portella é referência estadual em assistência a saúde das crianças, disponibilizando alguns serviços únicos no estado, como o atendimentos a portadores de quadros clínicos especiais, através do Centro de Referência para Imunológicos Especiais(CRIE).
 

É por meio desse Centro que são ofertadas algumas vacinas que não constam no calendário de vacinação, porém são necessárias a um determinado grupo de pessoas com necessidades especiais (prematuros, portadores de síndromes, cardiopatas, portadores de HIV, entre outros).
 

A técnica de enfermagem Francineide Lopes que atua na sala do CRIE explica que os atendimentos não são exclusividade do público infantil apesar do ponto de referência ser no Hospital Infantil.
 

“Essa é uma sala de vacinas diferenciada, o que muitos não sabem é que atendemos da criança ao idoso. A finalidade do CRIE é facilitar o acesso da população para a realização do tratamento médico, em especial os portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e de outras condições especiais”, disse Francineide.

 

Ela afirma que é importante garantir o suporte necessário aos pacientes procurando sempre acompanhar cada caso e explicar os procedimentos.
 

“O nosso público é diferenciado e, por isso, é necessário um cuidado redobrado no atendimento", conclui a técnica de enfermagem. 
 

Além de cuidar dos pacientes, outro objetivo do Centro é servir como fonte de orientações sobre os cuidados necessários, repassando informações corretas sobre o problema diagnosticado e os períodos da vacinação.
 

Atendimento no CRIE

Para obter os imunobiológicos no CRIE, os usuários precisam ser encaminhados por um médico da Estratégia da Saúde da Família(ESF) ou ambulatório especializado, com breve relato clínico. 
 

Com isso, o paciente já pode se dirigir ao Hospital Infantil - já que o atendimento não funciona pela Central de Regulação - onde as vacinas serão aplicadas gratuitamente.

Por se tratar de estrutura voltada ao atendimento diferenciado, o CRIE conta com produtos imunobiológicos de alta tecnologia e custo, dispondo também de uma equipe técnica  formada por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

O CRIE funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

Por: Elaine Lilian