O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, inaugura, nesta quinta-feira (11), a ala pediátrica do Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA) no município de Parnaíba.

Ao todo são 15 novos leitos comuns de enfermagem, sendo nove de internação e seis de enfermaria canguru, para receber a mãe e o bebê. Como a implantação do novo espaço de atendimento infantil, o HEDA vai ampliar o atendimento à população.

“Com o funcionamento da ala pediátrica o hospital passa a contar com espaço renovado e exclusivo para pediatria. Hoje em média são oferecidos 80 atendimentos de internação infantil ao mês e a partir desse novo ambiente, ainda melhor, a expectativa cresce podendo chegar a aproximadamente 120 internações”, frisa Alípio Sady, diretor geral da unidade.

Além da ala pediátrica, a população dos 11 municípios que integram a planície litorânea e dos estados vizinhos do Maranhão e Ceará que é atendida no HEDA, passa a contar também com posto de coleta para leite materno e brinquedoteca.

Após a inauguração da ala pediátrica em Parnaíba, o secretário Francisco Costa segue para o município de Piripiri e na ocasião visita as instalações da nova maternidade no Hospital Regional Chagas Rodrigues.

A obra que foi iniciada em gestões anteriores e estava parada, foi concluída em seis meses de ritmo acelerado e ininterrupto de trabalho.

De acordo com a direção do Hospital Chagas Rodrigues a conclusão da reforma estrutural vai permitir maior demanda de atendimento ao público. Se antes eram 12 leitos para atender em média 200 partos ao mês, agora são vinte leitos para a maternidade, sendo quatro leitos para pré-parto, parto e pós-parto (PPP) e dezesseis para enfermaria coletiva.

“Queremos ampliar o nosso atendimento. Hoje com a nova estrutura física queremos fazer de 300 a 350 partos na maternidade. A equipe de saúde está extremamente envolvida e apta para os novos desafios”, diz a Nádia Costa, diretora geral.

Além da conclusão da obra, o Hospital Regional Chagas Rodrigues fez aquisição de equipamentos para o funcionamento da nova maternidade.

Por: Eugênis Reis