O programa Passo à Frente esteve em Picos esta semana para atender a população, disponibilizando órteses e próteses, numa ação da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

 

Foram 722 atendimentos, realizados no período de 2 a 5 de agosto. O Programa contemplou ainda os pacientes dos municípios de Geminiano, Itainópolis, Santana do Piauí e Paquetá. 

 

O programa funciona como uma oficina ortopédica itinerante, com fabricação ou adaptação de cadeiras de rodas, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores sapatos para pé diabético e pé congênito.

 

Segundo o secretário da Saúde Francisco Costa, esta ação fortalece a proposta do Governo do Estado de descentralizar os serviços de saúde. “O programa vem com a perspectiva de levar esses atendimentos para os pacientes que necessitam de órtese, prótese ou algum outro instrumento que auxilie na sua locomoção. De forma itinerante, o Passo à Frente chega mais próximo da população piauiense”.

 

As atividades do Passo à Frente nos municípios tem evitado o deslocamento de centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para Teresina, fortalecendo o processo de descentralização e resolutividade dos atendimentos.

 

 

Cronograma do Programa Passo à Frente:

 

Piripiri – 30 de agosto a 02 de setembro (Beneficiando os municípios de: Lagoa de São Francisco, Batalha, Milton Brandão e Boa Hora)

 

Oeiras – 25 a 28 de outubro (Beneficiando os municípios de: Wall Ferraz, Santo Inácio, Floresta, Campinas e Simplício Mendes)

 

Valença – 29 de novembro a 02 de dezembro (Beneficiando os municípios de: Inhuma, Lagoa do Sítio, Novo Oriente, Aroazes e Pimenteiras)