O programa Passo à Frente chega a Picos nesta terça-feira (02) para atender a população, disponibilizando órteses e próteses, numa ação da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Os atendimentos seguem até a sexta-feira (05), contemplando ainda os pacientes dos municípios de Geminiano, Itainópolis, Santana do Piauí e Paquetá.

O programa funciona como uma oficina ortopédica itinerante, com fabricação ou adaptação de cadeiras de rodas, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores sapatos para pé diabético e pé congênito.

Segundo o secretário da Saúde Francisco Costa, esta ação fortalece a proposta do Governo do Estado de descentralizar os serviços de saúde. “O programa vem com a perspectiva de levar esses atendimentos para os pacientes que necessitam de órtese, prótese ou algum outro instrumento que auxilie na sua locomoção. De forma itinerante, o Passo à Frente chega mais próximo da população piauiense”.

Em Picos, os beneficiados pelo programa serão atendidos no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela (PREMEN).

As atividades do Passo à Frente nos municípios tem evitado o deslocamento de centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para Teresina, fortalecendo o processo de descentralização e resolutividade dos atendimentos.

Por: Allana Sousa