Foto: Elisângela Pegado Maternidade Evangelina Rosa reforça a importância de doações ao banco de leite

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) coordena a partir desta segunda-feira (01) uma programação especial pela Semana Mundial de Aleitamento Materno. Este ano a campanha traz o slogan "Aleitamento Materno: Presente Saudável, Futuro Sustentável", que reforça a importância da prática como chave para o desenvolvimento sustentável. 

Dados apresentados pela MDER apontam que mais de 600 mães são atendidas por mês no serviço de incentivo à amamentação. Mulheres que receberam alta e também as vindas de outros hospitais encontram apoio especializado para vencer as dificuldades ao amamentar seus bebês.

“Para nós é fundamental estimular o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê”, destaca Carmen Ramos, nutricionista do Banco de Leite da MDER.

O atendimento para estímulo à amamentação também é feito às mães de bebês prematuros, que estão internados e ainda não têm forças para se alimentar nos dois seios a cada mamada.

No primeiro dia das atividades foi realizada uma roda de conversa, onde os profissionais puderam tirar todas as dúvidas das mamães sobre a importância da amamentação nos primeiros dias de vida do bebê. Após o diálogo, teve um momento musical e o corte do bolo. Ainda nas atividades, foi realizado uma vídeo conferência com o tema “Banco de Leite” realizada pela Rede Universitária de Telemedicina. 

A programação se encerra na próxima quinta-feira (4), com palestras com os temas: “Amamentação faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”; “Alimentação complementar saudável e a estratégia amamenta e alimenta Brasil – EAAB” e “Desenvolvimento sustentável”. Os temas serão discutidos no Diferencial Buffet no horário das 8h30 às 12h. Além das palestras será realizada exposição de vídeos.

Doação de leite

Devido às férias escolares, o número de doadoras diminuiu, o que leva a instituição a reforçar a importância da colaboração das mães que estão em fase de lactação e podem ajudar a abastecer o banco de leite com a produção excedente. 

De acordo com a Maternidade Dona Evangelina Rosa, o estoque de leite sempre enfrenta baixas em função do grande número de bebês internados. São mais de 100 prematuros cuja necessidade de nutrição aumenta dia a dia. Desses, uma média de 60 a 80 são alimentados na Maternidade. 

As mulheres interessadas em reforçar o estoque com doações podem ligar para o número 0800 280 2522 e acionar o Banco de Leite da MDER, que auxilia na captação do leite humano fazendo a coleta na casa das doadoras e transportando os recipientes até a Maternidade, evitando o deslocamento das mães.

Por: Elisângela Pegado