Trinta pessoas foram beneficiadas com cirurgias de joelho, quadril, fêmur e tíbia, em mais um mutirão promovido pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV), neste sábado (30).  No primeiro semestre deste ano, o HGV contabilizou 5.765 cirurgias; sendo 1.485 de ortopedia, especialidade de maior demanda. 

“Acredito que vamos aumentar ainda mais o volume cirúrgico até o final do ano, devido a ações como a realização com regularidade de mutirões”, diz a diretora do HGV, Clara Leal, enfatizando que, além da intensificação dos mutirões em diferentes especialidades aos sábados e feriados, o Hospital passou também a realizar cirurgias no período noturno, ampliando o total de atendimentos. “Em ortopedia, por exemplo, tínhamos em 2014 uma fila de espera no Ambulatório Integrado com mais de duas mil pessoas aguardando por procedimento cirúrgico. Hoje são 500 e temos o objetivo de, ainda em 2016, reduzir em até 30% esse número”.

O estudante Alcivan Magalhães estava bastante confiante, enquanto aguardava a saída do irmão dele do Centro Cirúrgico. Há um ano, Gilvan Magalhães, sofria com problemas no menisco do joelho direito. “Ele sentia fortes dores durante qualquer atividade. Hoje, com fé em Deus, o problema será finalmente resolvido” comemora o estudante.

A ação contou com a participação de sete médicos ortopedistas, dois anestesistas e três enfermeiras. Além de técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia e maqueiros.

Já estão programados mais dois mutirões para os próximos finais de semana. Dia 6 de agosto será realizado um mutirão de ortopedia e no dia 13 acontece o de oftalmologia.

Por Solinan Barbosa