Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde investe na melhoria da comunicação entre profissionais
A oficina é realizada no Hospital Regional Eustáquio Portela, em Valença.
Com o objetivo de melhorar a comunicação entre profissionais de saúde e proporcionar melhor qualidade e segurança à assistência ao paciente, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Ouvidoria do SUS, está realizando a I Oficina de Comunicação Efetiva no Hospital Regional Eustáquio Portela, em Valença do Piauí.
Para a ouvidora do SUS no Estado, Margareth Eulálio, a expectativa é que a “oficina promova melhoria nos processos de trabalho a partir de uma comunicação mais eficaz entre as equipes e, consequentemente, uma redução nas manifestações de reclamações e denúncias”. A ouvidoria está trabalhando a segunda Meta Internacional de Segurança do Paciente, que é a Comunicação Efetiva.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a falta de comunicação entre equipes de saúde é responsável por 60% de todos os eventos adversos que acontecem nos serviços de saúde. “Precisamos fortalecer nossas estratégias de comunicação como forma de reduzir os riscos aos pacientes que são atendidos nas instituições de saúde do Estado”, destaca a ouvidora.
A oficina vem ajudar no registro de informações tanto na ouvidoria quanto no prontuário do paciente, que é um documento legal e contém todas as informações do processo assistencial, desde a admissão até a alta do paciente.
A diretora do hospital, Lucília Marreiros, diz que a iniciativa faz parte do projeto de melhorar a assistência do paciente com a adoção das metas internacionais de segurança do paciente em todo o estado.
Participam da oficina enfermeiros, fonoaudiólogos, educadores físicos, técnicos de enfermagem, tecnólogos, assistente social e serviços gerais.
Por: Fátima Oliveira