A Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem será tema do seminário realizado pela Secretaria de Estado da Saúde em alusão ao Dia Nacional da Saúde do Homem comemorado amanhã, 15 de julho. O evento ocorre das 8h às 13h, no auditório do HGV, com a presença de técnicos do Ministério da Saúde.

No seminário, profissionais da Estratégia Saúde da Família e da Atenção Básica dos municípios do Estado serão apresentados às diretrizes da política de promoção das ações de saúde “que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos”, como explica a coordenadora da Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Valdite Costa.

“A política nacional é desenvolvida a partir de cinco eixos temáticos: Acesso e acolhimento, Saúde Sexual e Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Doenças prevalentes na população masculina e Prevenção de Violência e Acidentes, todos com finalidade de ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde”, disse a coordenadora.

Plano de Atenção à Saúde do Homem

O plano, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, propõe facilitar o acesso do homem a consultas e exames, trabalhando em duas vertentes. Uma na educação, conscientizando os homens da necessidade do acompanhamento da sua saúde, amenizando a resistência e preconceito que, comumente, eles têm. A outra voltada a assistência, onde se planejou uma carreta itinerante, estruturada para realizar consultas e exames.

“O projeto está em fase final e existe uma intenção manifesta da Assembleia Legislativa, na grande maioria dos parlamentares, de apoiarem esse programa de modo a alocarem recursos através de emendas parlamentares buscando viabilizar o projeto”, declarou o secretário de Saúde. Francisco Costa.

Por Samara Augusta