Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí recebe recursos para combate a hanseníase, verminoses, tracoma e esquistossomose
Os recurso vão auxiliar 64 municípios na campanha nacional contra as doenças.
O Piauí vai receber do Ministério da Saúde recursos da ordem de R$284.172,99 para auxiliar 64 municípios durante a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose, a ser realizada em agosto. A portaria nº 1.231 foi publicada dia 30 de junho, no Diário Oficial da União.
A Campanha ocorre nas escolas públicas de todo o país, e tem como público-alvo alunos de 5 a 14 anos de idade. Tem como objetivo esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.
No Piauí, a equipe de supervisão da Hanseníase está visitando os municípios sede das regionais de saúde promovendo reuniões com os coordenadores municipais da atenção básica, epidemiologia e saúde na escola “para alinhar as diretrizes a serem trabalhadas na campanha e como realizaremos a busca ativa à hanseníase em menores de 15 anos”, explica a supervisora Eliracema Alves.
Durante a Campanha, será realizado o tratamento coletivo para as geo-helmintíases e exames para detecção e tratamento do tracoma na população alvo. “Essas doenças apresentam altas taxas no Estado devido à falta de diagnóstico e acesso da população mais vulneráveis aos tratamentos”, disse a supervisora.
Pra reforçar as ações de enfrentamento e controle dessas doenças, a Secretaria de Estado de Saúde vai realiza no dia 18 de agosto seminário para apresentar o Plano Estadual de Enfrentamento e Controle de Doenças Negligenciadas no estado do Piauí, que inclui ainda doenças de Chagas e Tuberculose. A proposta é que, com a participação dos municípios, os mesmos possam elaborar o seu próprio plano.
Por Eugênia Reis