A Vigilância Sanitária do Estado dá apoio aos municípios polos da região sul do Piauí, sobre as inspeções aos carros pipas que transportam água que chega às casas dos piauienses daquela região. A ação é realizada em parceria com as vigilâncias sanitárias municipais, com o objetivo de minimizar os problemas de saúde decorrentes da contaminação do produto e assim garantir o consumo de qualidade da água para a população.

A água, uma vez contaminada, pode causar sérios problemas de saúde para a população (infecção, diarreias, hepatite, entre outras doenças), por isso, é essencial a higiene dos veículos e o controle do produto.

Ao todo, 14 municípios polos estão recebendo as orientações dos fiscais da vigilância sanitária estadual. “Durante a inspeção eles são ainda orientados sobre os cuidados básicos com a desinfecção e higienização dos tanques, além dos cuidados com a mangueira de captação e distribuição da água”, explicou a coordenadora de saneamento da divisa, Carlinda Castro.

Os carros que não estiverem em conformidade com a Portaria Nº 2914/2011, do Ministério da Saúde, que trata sobre os procedimentos de controle e de vigilância da água para consumo humano, são orientados a atender as exigências de imediato.

Os trabalhos terão continuidade na próxima semana, nos municípios polos de Fronteiras e Simões do Piauí.

Por: Cyntia Veras