Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV implanta primeiro serviço de videoenteroscopia do Piauí
A nova tecnologia possibilita a avaliação de estruturas não visualizadas pelos exames tradicionais.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) mais uma vez é pioneiro na implantação de serviço de alta complexidade, ao ofertar o primeiro serviço de exame por Videoenteroscopia por Duplo Balão do Piauí. “Com essa moderna tecnologia, o HGV incorpora mais um procedimento avançado em endoscopia digestiva, disponível somente em alguns centros especializados do país”, destaca o coordenador do Serviço de Endoscopia do HGV, Carlos Dimas.
Segundo Dimas, a técnica permite a visualização total do intestino delgado, possibilitando a avaliação de estruturas não visualizadas pelos exames tradicionais. Dura, em média, de 40 a 90 minutos e consiste na introdução, por via oral ou anal, do enteroscópio (tubo flexível) que transmite imagens em alta resolução para um monitor, onde são gravadas.
“Agora temos condições de visualizar, em tempo real, todo o intestino delgado e diagnosticar, com mais precisão e segurança, as possíveis patologias existentes. Bem como realizar intervenções terapêuticas como retirada de pólipos, tratamento de hemorragias, dilatação de segmentos estreitados e fazer biópsias de lesões”, finaliza o coordenador.
Quatro procedimentos aconteceram na última sexta-feira (17), com a participação do médico gastroenterologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Cláudio Hashimoto, que auxiliou e orientou os profissionais do HGV na realização dos primeiros exames.
Por: Solinan Barbosa