Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Mais de 300 pessoas foram beneficiadas com Mutirões no HGV
A ação tem contribuído para facilitar o acesso dos pacientes aos serviços.
Mais de 300 pessoas já foram beneficiadas através dos mutirões promovidos pelo Hospital Getúlio Vargas (HGV) aos sábados e feriados. Neste sábado (18), trinta pacientes provenientes da Urgência e Ambulatório Integrado foram operados. Para a diretora do HGV, Clara Leal, a ação tem contribuído para facilitar o acesso dos pacientes aos serviços. “Conseguimos aumentar o volume de cirurgias e, com isso, reduzir o tempo de espera das pessoas que aguardam por um procedimento”, destaca.
Clara Leal explica que o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem sido fundamental para agilizar o atendimento dos pacientes, principalmente daqueles vindos do interior do Estado.
“Houve uma descentralização do atendimento e facilitação do acesso, no qual o paciente é hoje transferido diretamente dos hospitais do interior para o Hospital Getúlio Vargas. Isso possibilita uma maior agilidade no atendimento e os mutirões possibilitam a ampliação do número de pacientes atendidos", destaca Clara leal.
Ansiosa, porém confiante, estava a dona de casa Leda Holanda, enquanto aguardava a saída do filho dela do Centro Cirúrgico. Há cerca de um ano, Marcos Vinícius de Holanda, 26 anos, sofreu um acidente de trânsito, onde fraturou a bacia e a perna esquerda. “Meu filho pilotava uma moto quando foi colhido violentamente por um carro. Ele chegou a ficar um mês internado no HGV, onde passou por três cirurgias. Hoje, com fé em Deus, será a última”, diz a dona de casa.
Esse foi o sexto mutirão consecutivo realizado pelo HGV, nos últimos meses, num total de 300 pessoas beneficiadas nessas ações com procedimentos de ortopedia, oftalmologia, ginecologia, urologia, neurocirurgia, vascular, cirurgia geral e plástica.
Participaram da ação deste sábado os cirurgiões José Wilson Rodrigues, Glauson Nascimento, Francisco das Chagas, José Augusto e os anestesistas Antônio Urias e Hugo Carvalho.
Por: Fátima Oliveira