Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV realizou mais um mutirão neste sábado (4)
Essa é uma ação da Secretaria de Saúde na prevenção do câncer de mama.
Com foco na prevenção do câncer de mama e intestino, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou neste sábado (4) mais um mutirão de exames de mamografia e videocolonoscopia e cirurgias ginecológicas. A meta é reduzir o tempo de espera por uma cirurgia e exames no HGV.
Medo, vergonha e falta de informação são alguns dos motivos que levam as mulheres a não procurar os serviços de saúde para fazer um exame de mamografia. Como é o caso da idosa, Ana Maria Macêdo, 69 anos, que nunca fez um exame de mamografia. Ela conta que sempre teve vergonha e que nunca tinha tido a oportunidade de fazer o exame.
A também idosa Maria da Conceição chorou de emoção quando recebeu a ligação do Setor de Radiologia do HGV chamando para fazer o exame neste sábado (4). Ela relata que sempre teve vontade de fazer, mas por medo e falta de informação não procurava o serviço de saúde.
A diretora geral do HGV, Clara leal, explica que os mutirões permitem realizar um número a mais de exames e cirurgias que não conseguem serem feitos na rotina devido à demanda ser muito grande. Ela destaca que essa é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do HGV, na prevenção do câncer de mama.
Também foram realizados no sábado, 20 cirurgias ginecológicas, sendo 16 histerectomias (retirada do útero), uma miomectomia (retirada dos miomas uterinos), uma histeroscopia(Permite o diagnóstico de patologias intrauterinas e serve como método para intervenção cirúrgica), uma sling (correção de Incontinência Urinária), uma ninfoplastia (técnica de cirurgia plástica íntima).
Os cirurgiões que estão participando do Mutirão são Pedro Vitor, Benedito Borges, Simone Madeira, Eid Coelho, Virginia Andrade. Os anestesistas Adriano Camilo e André Gadelha. As enfermeiras Suely Martins e Rita de Cássia.
Amigos do Peito
O Programa Amigos do Peito é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde com o objetivo de facilitar o acesso da população aos exames de mamografia, voltado principalmente às mulheres de 50 a 69 anos de idade.
Lançado em agosto de 2015, o Programa já beneficiou mais de 3.500 mulheres de todo o Piauí.
Por: Fátima Oliveira