Samara Augusta Saúde mobiliza adolescentes no combate ao tabagismo Alunos do Premem Norte no combate ao tabagismo

Prevenção, essa é a forma mais eficaz de combate ao tabagismo. A afirmação acertada é de Karolina Lima, aluna do 3º ano de Administração do Premem Norte, local escolhido pela Secretaria de Estado da Saúde para realizar, hoje (2), uma gincana em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no último dia 31.

Com apenas 16 anos, Karolina já é ativista da causa. A mãe, Ana Lisbela, 52 anos, é fumante, o que facilitou a filha ter bronquite desde bebê. “Nunca gostei que minha mãe fumasse, então comecei a pesquisar na internet o mal que o cigarro faz e tenta convencer minha mãe a parar. Hoje ela passou de duas carteiras para menos de uma por dia”, disse.

Na gincana, tarefas como depoimento de ex-fumantes, paródias com letras alertando para o perigo do cigarro e palestras, engajaram os alunos do colégio. “Nossa missão aqui é chegar ao ponto de que quando alguém vier oferecer cigarro para esses adolescentes, eles consigam dizer não. Porque estarão sabendo todos os malefícios causados pelas centenas de substâncias tóxicas presentes nele”, disse a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Valdite Costa.

“Esses estudantes, além de pensarem duas vezes antes de tragar um cigarro, também agirão como multiplicadores na prevenção do tabagismo. Para isso usamos a linguagem deles e chamamos a atenção, principalmente, para os problemas de pele, causando envelhecimento precoce no caso das meninas e impotência no caso dos meninos”, enfatiza a subdiretora do Premem Norte, Anelu Almeida.

Controle do Tabagismo

Esta e outras ações da Secretaria fazem parte do Programa Estadual de Controle do Tabagismo está sendo ampliando para os Postos de Saúde. Segundo a coordenadora, em Teresina anteriormente o programa só estava disponível no Hospital Universitário e no Hospital do Parque Piauí.

“Atualmente são 17 postos de saúde permitindo o acesso da população aos programas, além das equipes de mais de 50 postos que foram capacitadas e contam com previsão de atendimento para o final do ano”, disse.

Por Samara Augusta