Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde intensifica ações durante feriado de Corpus Christi
Além das atividades de rotina, a secretaria intensificou suas ações em Teresina e diversos municípios do Estado.
No feriado prolongado de Corpus Christi no período de 26 a 29 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde intensificou a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde. Além das atividades de rotina, os profissionais intensificaram suas ações em Teresina e diversos municípios do Estado.
Em Teresina, o Hospital Getúlio Vargas deu sequência aos seus mutirões de final de semana que têm extinguido a espera e resolvido problemas de saúde de inúmeros piauienses. Na quinta-feira (26), foram realizadas 40 cirurgias ortopédicas e duas embolizações de aneurisma. Sexta-feira (27), aconteceram 26 procedimentos cirúrgicos nas áreas de oftalmologia, ortopedia, urologia, cirurgia vascular e plástica. No sábado (28), 28 pacientes foram beneficiados com exames de videocolonoscopia, que rastreia sinais de câncer de intestino.
Desde agosto do ano passado, o Hospital saltou de uma média mensal de 700 cirurgias para 1.100, fazendo com que a fila em ortopedia, por exemplo, reduzisse de duas mil para 538 pessoas.
Durante as ações estiveram envolvidos 16 cirurgiões, dez anestesistas, seis enfermeiras e 40 técnicos de apoio, dentre técnicos de enfermagem, radiologia e maqueiros. Sete salas de cirurgias funcionaram durante os mutirões.
No Hospital Infantil Lucídio Portela também foi um feriado de mutirão: foram realizados 90 atendimentos ambulatoriais na área ortopédica pediátrica.
A saúde esteve, também, prestando serviços aos cerca de 10 mil teresinenses que compareceram ao Ação Mãe Cidadania, evento realizado por diversos parceiros no sábado (28), na Praça do Marquês, na zona Norte de Teresina.
Das 8h às 17h foram realizados vários serviços, dentre eles, a verificação de pressão arterial, glicemia, orientação nutricional, distribuição de preservativos, orientação de combate ao zika vírus, hanseníase e tuberculose.
No interior do Estado, o Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz em São Raimundo Nonato arregaçou ainda mais as mangas e realizou 1.279 consultas e 632 cirurgias durante os quatro dias do feriado.
O Hospital realiza, em média, por mês, 400 consultas ortopédicas, 50 procedimentos cirúrgicos, 3.500 atendimentos de urgência e emergência, 150 partos, 8 mil exames laboratoriais, mil exames de Raio-x, 500 ultrassons, 400 eletrocardiogramas e 60 cirurgias-gerais eletivas.
Em Oeiras, o secretário entregou na sexta (27) uma nova ambulância para o Hospital Regional Deolindo Couto. Nessa ação foram investidos R$ 75 mil provenientes de recursos do Tesouro Estadual.
Já em Campo Maior, o Programa Olhar Bem iniciou os trabalhos em pleno início de feriadão, na quinta (26), beneficiando 23 municípios da região de Carnaubais com cerca de 700 cirurgias de catarata. A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, com oferta de consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita, levando assim a saúde para mais perto da população. “Nosso esforços são para que possamos proporcionar saúde de qualidade e mais acessível à população", disse o secretário Francisco Costa.
Na primeira etapa do Programa, em 2015, a Secretaria de Estado da Saúde atendeu aos municípios e região de Picos, Floriano e Bom Jesus, realizando mais de 4.600 cirurgias de catarata.
O Olhar Bem prossegue com o seguinte calendário
Piripiri - de 04 a 08 de junho
Parnaíba - 12 a 16 de junho
Corrente - 22 a 25 de junho
Festival de Inverno
Em Pedro II, durante o Festival de Inverno, os turistas contaram com ampla estrutura de atendimento garantido pela parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
Nos estandes da Secretaria foram disponibilizados serviços do Laboratório Móvel da Dengue, com distribuição de material informativo e equipes de epidemiologistas e entomologistas; Laboratório Móvel da Água, fazendo monitoramento da qualidade da água em 12 pontos turísticos do município; o movimento Maio Amarelo de conscientização pela redução de acidentes no trânsito, motivo de expressivo impacto negativo na saúde pública também integra a gama de serviços oferecidos pela Secretaria.
A Secretaria ofereceu, ainda, testes de glicemia capilar para detecção do diabetes e aferição de pressão arterial e dispôs duas ambulâncias, uma de suporte avançado do Serviço de Atendimento Movél de Urgência (SAMU) e outra de suporte básico, com equipe formada por médico, enfermeiro e técnico urgentista.
Por Samara Augusta