Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Programa Olhar Bem encerra nesta terça (31) em Campo Maior
Lá, o Programa já realizou cerca de 700 cirurgias.
O Programa Olhar Bem chegou ao município de Campo Maior na quinta-feira (26), para atender toda a região dos Cocais, realizando consultas, exames e cirurgias oftalmológicas. Os atendimentos encerram nesta terça-feira (31).
Lá, o Programa já realizou cerca de 700 cirurgias. Para o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, a "proposta é que possamos garantir um atendimento de qualidade a toda população, facilitando a vida dos usuários trazendo esse serviço para aos próximos deles".
Francisco destacou "que este é um programa belíssimo e segue também para outras regiões: Cocais, Planície Litorânea e depois Corrente. A meta é que possamos alcançar 4.500 cirurgias até o final dessa segunda etapa".
O deputado federal, Assis Carvalho, também acompanhou os atendimentos e se disse "muito feliz com o índice de aprovação do Programa pela população. Desde o início desse projeto, percebi o processo empenho do secretário Francisco e toda sua equipe muito organizada".
Pelo Programa, os beneficiários têm todo o acompanhamento de consulta, cirurgias e pós-operatório.
O prefeito Paulo Martins falou da sua gratificação em poder, junto com a Secretaria de Estado da Saúde, "oportunizar e contribuir com pessoas que não tem condições de fazer esse procedimento. E, em um mutirão como esse, beneficiar em dois dias cerca de 500 pessoas é muito positivo".
Após um ano e meio tentando fazer uma cirurgia de catarata, a Dona Francisca Antonia Lopes da Silva, 67 anos, residente no bairro de Flores, em Campo Maior, foi uma das beneficiadas pelo Programa Olhar Bem.
"É uma alegria muito grande. Lembro que cheguei a ir em Teresina três vezes por semana pra vê se conseguia marcar, mas nunca dava certo. Isso desde novembro de 2014", explicou.
Ela conta que ouviu falar que uma equipe de oftalmologia estaria em Campo Maior e procurou a Secretaria Municipal. "Eu me informei com o pessoal e eles perguntaram se eu queria fazer. Não perdi tempo e lá mesmo fiz meu cadastro. Com oito dias eles me chamaram e marcaram pra eu vir na sexta-feira (27). Cheguei cedo, fiz uma consulta, exames e no sábado (28) já fui operada".
De tão ansiosa pelo dia da cirurgia, animada ela conta: "eu não queria nem comer pra vir logo, mas eles disseram que a gente podia se alimentar bem antes de vir. Graças a Deus e a todo mundo aqui vou enxergar tudo direitinho agora. Até colocar uma linha na agulha vou voltar a fazer".
O senhor Francisco Nonato de Souza, 60 anos, residente em Cocal de Telha também foi beneficiado e falou da alegria em voltar a enxergar direito.
"Ah, aqui foi muito bom, as pessoas que atendem a gente também. Até agora estou gostando. Com fé em Deus, quando eu puder tirar esse curativo aqui e usar o colírio eu vou enxergar bem", disse.
Por: Allana Sousa