James Almeida Francisco Costa acompanha Olhar Bem em São Pedro

 O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, visitou hoje (20) o Programa Olhar Bem, que acontece até segunda, 23, no município de São Pedro. A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, com oferta de consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita, levando assim a saúde para mais perto da população.

 Dando início ao primeiro dia de cirurgias de catarata, Francisco Costa acompanhou de perto a realização dos procedimentos oftalmológicos e conheceu casos como de dona Antônia e seu José Silva.

 Casados há 46 anos, o casal de idosos do município de Angical, já estava há mais de 20 deles sem enxergar adequadamente. Eles moram sós, e contam com a ajuda esporádica de apenas um dos netos para realização de tarefas domésticas. “Não tenho nem palavras, estamos muito agradecidos por tudo que fizeram pela gente, fiquei até pensando que estava sonhando, de onde arranjaram tantas pessoas boas para cuidarem da gente" , comentou Antônia Silva.

 “Estou tão feliz, foi tudo maravilhoso, o atendimento, a hora da cirurgia. Não faltaram mãos pra nos receber e conduzir, foi um prazer pra mim ter participado desse Programa. Estava há quatro anos juntando condições para tratar da minha vista, já estava indo atrás de empréstimos para fazer minha operação. Foi uma surpresa pra mim quando o agente de saúde me avisou sobre o Programa, é uma alegria sem tamanho", completou seu José Silva, que não escondia seu sorriso de canto a canto, ao lado de sua companheira.  

 O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, expressa a satisfação pelo sucesso do Programa.  “O Olhar Bem dá oportunidade a essas pessoas voltarem a enxergar, terem qualidade de vida. Muito me alegra casos como de dona Antônia e seu José, que voltam a enxergar depois de tantos anos. Nosso esforços são para que possamos proporcionar saúde de qualidade e mais acessível à população.”

 Na primeira etapa do Programa, em 2015, a Secretaria de Estado da Saúde atendeu aos municípios e região de Picos, Floriano e Bom Jesus, realizando mais de 4.600 cirurgias de catarata. Agora neste segundo momento, o Olhar Bem estará nos municípios de referência:  São Pedro, Campo Maior, Piripiri, Parnaíba e Corrente, a meta é realizar 4.500 cirurgias de catarata e mais de 10 mil consultas oftalmológicas.

  

 Sobre o Programa:

 O programa realiza consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita, levando assim a saúde para mais perto da população. Os atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas a partir de 60 anos de idade, ou com catarata traumática e congênita, previamente diagnosticadas. Para ter acesso aos serviços oftalmológicos, o usuário deve procurar as secretarias municipais de saúde ou seu agente de saúde. 

 Pelo fluxo de atendimento, em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia, em curto espaço de tempo e resolutividade. Todos os pacientes submetidos a cirurgias recebem kits contendo medicação para uso no pós-operatório e óculos de proteção.

  

Por Denise Nascimento