Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Olhar Bem inicia a segunda etapa em São Pedro
O programa vai atender 20 municípios do Médio Parnaíba
O Programa Olhar Bem, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, deu início hoje (19) à segunda etapa e segue até o dia 22, no município de São Pedro, atendendo toda a região do Médio Parnaíba, contemplando 20 municípios. O programa realiza consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita, levando assim a saúde para mais perto da população.
Nessa segunda etapa, a meta é realizar 4.500 cirurgias de catarata e mais de 10 mil consultas oftalmológicas. Em São Pedro, serão 800 cirurgias e cerca de 2000 consultas.
Uma das beneficiadas é a aposentada Maria Vanilza, de 60 anos, de São Gonçalo. Ela veio com vários colegas para se consultar e conta que sente ressecamento nos olhos e sensibilidade à luminosidade. “Nunca pude pagar uma consulta para minha vista, é ruim demais porque não consigo enxergar direito. É a primeira vez que venho a um programa desses e tenho certeza que voltarei vendo bem melhor.” A aposentada também elogiou a facilidade pela qual teve acesso aos procedimentos.
Os atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas a partir de 60 anos de idade, ou com catarata traumática e congênita, previamente diagnosticadas. Para ter acesso aos serviços oftalmológicos, o usuário deve procurar as secretarias municipais de saúde ou seu agente de saúde.
Pelo fluxo de atendimento, em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia, em curto espaço de tempo e resolutividade. Todos os pacientes submetidos a cirurgias recebem kits contendo medicação para uso no pós-operatório e óculos de proteção.
O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, expressa a satisfação pelo Programa. “A expectativa é de que possamos estar aqui ampliando o acesso das pessoas a um atendimento na área de oftalmologia, que tem uma demanda muito grande. O Olhar Bem surge com esse objetivo de dar oportunidade a essas pessoas, para que elas possam ter um diagnóstico e receber já de imediato os procedimentos necessários, oferecendo qualidade de vida e levando autoestima a milhares de idosos”.
Seu Eduardo Monteiro foi o primeiro paciente a realizar o agendamento da sua cirurgia. “Estou sem enxergar há muitos anos, e tudo foi tão rápido aqui no atendimento que nem acredito que já estou marcando a minha cirurgia”. O idoso de 72 anos não esconde a expectativa por ter sua visão de volta amanhã.
“O trabalho está excepcional, o Olhar Bem viabiliza todo esse atendimento, de forma rápida e fácil, sem que haja a necessidade de deslocamento para Teresina. A estrutura muito boa, os idosos estão sendo muito bem acolhidos e a equipe bem preparada, isso tudo gera uma satisfação muito grande pra todos que estão usufruindo desse Programa”, ressaltou Emiliana Carvalho, secretária municipal de Saúde de Regeneração, que veio acompanhando os idosos para o atendimento.
Em 2015, a Secretaria de Estado da Saúde atendeu aos municípios e região de Picos, Floriano e Bom Jesus. Agora nesta segunda etapa,o Olhar Bem estará nos municípios de referência: São Pedro, Campo Maior, Piripiri, Parnaíba e Corrente.
Por Denise Nascimento