Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
I Café com Prosa reunirá mães doadoras da Maternidade Evangelina Rosa
Teatro, dramatizações, prêmios e certificados reúne cerca de 60 mães doadoras
Nada mais justo que reunir as mães doadoras em momento de descontração com aquelas que são responsáveis por alimentar recém-nascidos prematuros que tanto necessitam do leite humano. Com esse pensamento, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), através do Banco de Leite Humano (BLH) realiza amanhã (19) I Café com Prosa com as mães doadoras.
Cerca de 60 doadoras participarão do evento. Na oportunidade, elas vão assistir a uma demonstração de como é feito o processo de pasteurização do leite humano desde coleta até chegar ao bebe. "Sem a mãe doadora não tem Banco de Leite, por isso precisamos agradecer e comemorar essa data tão importante"- lembrou Ducarmo Pinto, nutricionista MDER.
Além das demonstrações, haverá ainda peças teatrais, dramatizações, apresentação de vídeos e premiação de doadoras em três categorias (ouro, prata e bronze) e certificados. Para isso, toda a equipe de profissionais do BLH está envolvida na realização do evento. "Somos uma família, trabalhamos em equipe para comemorar esse momento", enfatizou.
A nutricionista explica que 10 ml de leite humano podem salvar 10 vidas. Para termos uma ideia da importância da doação, apresentamos o exemplo de um bebê nascido com 25 semanas de gestação, com apenas 800g. O TGI (trato gastro intestinal) desse recém-nascido não tem condições de receber um leite fórmulas artificiais. Para se desenvolver de forma saudável, ele precisa de nutrientes que ajudem no processo de sua recuperação. O leito materno é o único alimento rico em todos os nutrientes. "Um alimento completo que serve como se fosse uma medicação" - frisou Ducarmo Pinto.
O evento acontece no Palácio da Música, a partir das 16h e integra também as comemorações do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que é comemorado na mesma data.
Astrid Lages