O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Getúlio Vargas (HGV) lançou nesta manhã de terça-feira (17), a Campanha "HGV mais Saudável".  O objetivo é reduzir o índice de sobrepeso e obesidade entre os funcionários. Para a supervisora de estágio em Nutrição, Cláudia Nunes, a Campanha surgiu como projeto de intervenção com base em pesquisa onde foi detectado um elevado índice (58%) de sobrepeso e obesidade entre os funcionários. A Pesquisa foi realizada pelos alunos de Nutrição com os funcionários do Hospital.

O Projeto conta com uma série de atividades, dentre elas, a verificação de glicemia,   aferição de pressão arterial,  ginástica laboral, orientação e educação nutricional, na primeira etapa. Além de palestra Educativa Sobre alimentação Saudável para o Hipertenso e Diabético, no auditório do HGV, na segunda etapa.

O professor de Educação Física, Breno Ferreira, explica que o objetivo é realizar atividade com pessoas sedentárias para que estas pessoas tenham mais predisposição de realizar alguma atividade física. "O ideal é realizar a ginástica laboral com alongamentos para que os funcionários fiquem mais ativos e possam viver de forma mais saudável, reduzindo o sedentarismo e consequentemente, o sobrepeso e a obesidade", explica.

Hoje pela manhã, funcionários, acompanhantes de pacientes entraram no ritmo de atividade física. Também realizaram exames de Glicemia e aferição de pressão arterial. A funcionária da Ginecologia, Helena Morais, considera a iniciativa excelente e já está participando das atividades. "Achei ótimo. Queria fazer exercício mas não tenho tempo e, parar um pouco no trabalho, para fazer ginástica, foi ótimo", destaca Helena.

Por: Fátima Oliveira