Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde mobiliza gestores municipais pelo trânsito seguro
Os representantes assinaram uma carta compromisso que visa implementar ações para melhorias no trânsito.
O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e representantes do poder público assinaram hoje (17) uma carta compromisso que visa implementar ações para melhorias no trânsito. A assinatura ocorre na programação do Maio Amarelo, mês alusivo para o debate e realização de atividades para discutir temas relacionados a acidentes de trânsitos e suas consequências.
Para o secretário, a “iniciativa do movimento Maio Amarelo é muito importante para a saúde pública do nosso Estado, pois a transversalidade dessa discussão é decisiva para que possamos alcançar objetivos maiores que é a prevenção e redução dos casos de acidentes no Piauí. Infelizmente, os acidentes de trânsito tem feito parte do convívio familiar. Inclusive, tinha na minha família uma vítima de acidente, onde perdi meu pai para um trauma provocado por acidente de moto”.
“Fico muito feliz em ver a manifestação dos municípios que hoje reforçam as políticas no combate ao acidente de trânsito. Então não restam dúvidas de que devemos unir forças e fortalecer as instituições”, ressaltou Francisco.
Segundo a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano, “o compromisso maior que devemos ter não é somente como entidade, mas também como cidadã de todos os dias de trabalhar para evitar mais acidentes”
“Nos hospitais, temos situações gravíssimas e quando têm à sorte de sair com vida, vão para o tratamento de reabilitação, com fisioterapia e muitas vezes não ficam mais aptos ao trabalho. Isso, além do prejuízo econômico, quando os recursos poderiam ser alocados para outros serviços em saúde, temos o prejuízo social e familiar. Por isso, vejo que a prevenção é o caminho mais importante e mais barato que temos para salvar vidas”, afirma Miriane Araújo, gerente de Vigilância à Saúde, da Secretaria.
A ação contou com a parceria de 11 municípios piauienses, Conselhos de Saúde, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN), Departamento de Trânsito do Piauí (DETRAN), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público, dentre outros. E também dos parceiros Gonzaga Lu e do Espaço Artístico Ponto de Equilíbrio com o projeto Dança Eficiente.
Por: Allana Sousa