Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Instituições assinam pacto por trânsito seguro
Maio Amarelo vai discutir temas relacionados a acidentes de trânsitos e suas consequências
Representantes do poder público assinam amanhã, 17, uma carta compromisso que visa implementar ações para melhorias no trânsito. A assinatura ocorre na programação do Maio Amarelo, mês alusivo para o debate e realização de atividades para o discutir temas relacionados a acidentes de trânsitos e suas consequências. A ação será realizada a partir das 8h, no pátio da Secretaria de Estado da Saúde.
“Nos hospitais, temos situações gravíssimas e quando têm à sorte de sair com vida, vão para o tratamento de reabilitação, com fisioterapia e muitas vezes não ficam mais aptos ao trabalho. Isso, além do prejuízo econômico, quando os recursos poderiam ser alocados para outros serviços em saúde, temos o prejuízo social e familiar. Por isso, vejo que a prevenção é o caminho mais importante e mais barato que temos para salvar vidas”, afirma Miriane Araújo, gerente de Vigilância à Saúde, da Secretaria.
A ação acontece em parceria com 11 municípios do Estado, Conselhos de Saúde, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN), Departamento de Trânsito do Piauí (DETRAN), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público, dentre outros.
“A motivação para o Maio Amarelo surge da urgência de frear a violência no trânsito em todo o mundo, frente ao triste reconhecimento sobre os impactos negativos da violência no trânsito para todos os setores da nossa sociedade como saúde, educação, transporte e consequentemente todos os cidadãos”, falou Miriane Araújo, gerente de atenção à saúde da Secretaria.
Na ação terá ainda apresentações artísticas, como o cantor Gonzaga Lú e o grupo Dança Eficiente.
Samara Augusta