Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Mais de 400 pacientes são atendidos pelo programa Passo à Frente
A Oficina Ortopédica Itinerante disponibiliza órteses e próteses
Em Floriano, a Oficina Ortopédica Itinerante, programa Passo à Frente, realizou mais 400 atendimentos para disponibilização de órteses e próteses. Numa ação da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência, o programa iniciou as atividades na quarta, 11, e segue até o sábado, 14.
Um dos pacientes atendidos foi o estudante de Floriano, Madson Magalhães, de 12 anos, que estava acompanhado da mãe, Telma Magalhães, e recebeu um andador e um par de órtese, este produzido na oficina. "Estou muito feliz. Com esse andador, já vou poder andar em minha casa", contava, sorridente.
"Superando as nossas expectativas, em três dias, praticamente dobramos o número de atendimentos esperado. É sinal de que o Programa tem tido uma resposta muito boa e significativa. Através da oficina, estamos trazendo para mais próximo da população. Assim, facilitamos o acesso da população, para consegui órteses e próteses sem necessidade de se desloca até a capital", disse o secretário Francisco Costa, ao acompanhar os atendimentos em Floriano.
A visita foi realizada também com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, do deputado Federal Assis Carvalho, da secretária de Educação e deputada Rejane Dias, e ainda do deputado estadual Joel Rodrigues.
O programa Passo à Frente atende ainda pacientes do municípios de Francisco Ayres, São Francisco do Piauí, Jerumenha e Nazaré do Piauí.
UPA de Floriano
Ainda em Floriano, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, assinou a ordem de serviço para conclusão da Unidade de Pronto Atendimento(UPA).
O fluxo de atendimento consiste na visita da carreta ao município para prescrição, realização e entrega de moldes gessados para as órteses e próteses, como também a dispensação de meios auxiliares de locomoção. Na última etapa, a ida do caminhão ao município para realização da prova das órteses e próteses moldadas anteriormente e a sua dispensação.
A carreta tem capacidade para realizar 100 atendimentos por dia e conta com uma equipe formada por um terapeuta ocupacional, dois sapateiros, um projetista e um técnico em ortopedia.
Por Graciene Nazareno