Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospital Infantil realiza 35 cirurgias nas vésperas do dia das Mães
A intensificação de cirurgias é realizada nos finais de semana e feriados
Às vésperas do dia das Mães, o Hospital Infantil Lucídio Portella intensificou as cirurgias eletivas e realizou 35 procedimentos. A ação teve a parceria com a Sociedade de Anestesiologia do Estado do Piauí(SAEPI) e Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Piauí.
As cirurgias começaram no sábado, 7, bem cedo. Quem estava ansioso com essa ação era o pedreiro Luís Ribeiro que trouxe o filho Emanuel, 12, para uma cirurgia de hérnia. Para ele, o serviço do Hospital Infantil “está sendo muito bom. Aqui é tudo muito rápido, gostei, ontem já me ligaram para vir com meu filho e já estamos aqui aguardando para a cirurgia. Muito bom”, elogia.
Para Tiago Santiago, presidente da Cooperativa, o objetivo da ação é diminuir a aflição das pessoas que ficam na lista de espera para realização de cirurgias eletivas pediátricas. “Aproveitamos a véspera do dia das Mães para fazer esse mutirão e diminuir o número de pacientes na fila de espera”, explica. Ele reforça que essa ação vai se repetir ao longo do ano.
Ana Júlia, 2 anos, era uma das pequeninas que estava aguardando a cirurgia. Para sua mãe, a doméstica Jéssica Maria, natural de Monsenhor Gil, foi um processo rápido. “Depois que vim encaminhada pelo posto de saúde da minha cidade, consultamos nesta semana e o médico já disse pra vir preparada para a cirurgia hoje, achei muito rápido e aqui somos bem tratados, explicam tudo direitinho”, comenta.
O diretor clínico do Hospital, Ivo Lima ressalta que foi uma importante iniciativa, enfatizando “que mais mutirões serão realizados com a intenção de reduzir a fila de espera por cirurgias”.
A Secretaria de Estado da Saúde e Hospital Infantil adotaram como uma das estratégias para aumentar o número de procedimentos cirúrgicos a realização de mutirões aos finais de semana e feriados. E os resultados do Hospital foram alcançados: em comparação a 2014, houve um aumento de mais de 20% nos procedimentos cirúrgicos realizados em 2015. É mais assistência às crianças, mais saúde e mais qualidade de vida para as crianças e suas famílias.
Por James Almeida