James Almeida Hospital de Demerval Lobão inicia atendimento de referência em obstetrícia A pequena Gabriela marca inicio de atendimentos obstétricos na Maternidade de Demerval Lobão.

Com o empenho na tomada de decisões imediatas e  de garantir maior resolutividade, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, participou de inauguração do serviço de obstetrícia no Hospital Estadual João Luiz de Moraes, em Demerval Lobão. O primeiro atendimento, inclusive, aconteceu com a pequena Gabriela, vinda do município de Oeiras.

“Devido a sobrecarga na Maternidade Evangelina Rosa(MDER) e a necessidade de ampliar a oferta de serviço nessa área nos municípios do entorno de Teresina iniciamos essa discussão de buscar alternativas para que pudéssemos melhorar. Qual o caminho a seguir? Então, surgiu a ideia de que Demerval Lobão seria uma opção, já que  o mesmo fica nessa rota entre Teresina e a maioria dos municípios dos territórios do Entre Rios e Vale do Sambito”, explicou Francisco.

O secretário explica que a unidade conta com uma equipe “para fazer tanto parto normal como parto cirúrgico. Aqui, nós teremos condições de resolver a grande maioria dos procedimentos obstétricos, sem a necessidade de ir até a capital. O nosso desejo é que a Evangelina faça seu papel, que são os partos de alto risco”.
 

O hospital foi dotado de estrutura de maternidade, tanto na parte de instalações físicas, quanto de equipamentos e, agora, de profissionais especializados com condições de fazer atendimento com mais qualidade e segurança para os pacientes.

Costa enfatiza que “esse hospital passa a ter um perfil extremamente importante nesse contexto, para melhorar o perfil epidemiológico do Piauí, contribuindo para a redução da mortalidade materna e infantil”.

O primeiro atendimento

No final da tarde de ontem (02), foi realizado o primeiro atendimento da maternidade. Alessandra Gomes Silva, 19 anos, veio de Oeiras e foi atendida na unidade após dar a luz à pequena Gabriela, enquanto estava a caminho da unidade.

Por: Allana Sousa