A Secretaria de Estado de Saúde realiza nos próximos dias 18,19 e 20 de abril curso de Capacitação em Estimulação Precoce em Teresina. Ao todo, 256 profissionais que integram as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e as 11 Regionais de Saúde que serão capacitados. O Estado é pioneiro na iniciativa, avançando na descentralização do serviço de apoio à criança com microcefalia.

Com a capacitação, a ideia é descentralizar esses serviços, permitindo que as mães e crianças sejam referenciadas para um atendimento mais próximo de sua residência. "Capacitar os profissionais de saúde é um grande passo no combate e monitoramento dos casos de microcefalia já notificados. O Piauí é o primeiro estado a realizar oficinas com teoria e prática para estimulação precoce", diz Dília Falcão, gerente de Atenção Básica no Piauí. 

O curso terá aulas teóricas e práticas e permitirão que as equipes multiprofissionais conheçam sobre os cuidados com crianças de 0 a 3 anos de idade, voltados para os casos de estimulação precoce do desenvolvimento neuropsicomotor, principalmente em casos de microcefalia. 

São fisioterapeutas,  fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos que a partir dessa capacitação serão multiplicadores desse conhecimento em sua área de atuação. 

A abertura do Curso de Estimulação Precoce será nessa segunda, 18, às 8h30, no auditório da  Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM).

Programação
Dia 18 de abril – segunda-feira
Local: Auditório da APPM
Horário: 8h

MANHÃ
•    8h – Acolhimento / Entrega de material
•    8h30 – Abertura oficial
•    9h – Perfil Epidemiológico da Microcefalia no Estado – Enfermeira Amélia Costa Ms em Enfermagem– Coordenadora de Epidemiologia do Estado.
•    9h40 – Atenção Básica no Contexto da Microcefalia – Dilia Sávia –  Enfermeira e Gerente da Atenção Básica do Estado.
•    10h10 – Aspectos Clínicos da Microcefalia – Drª Amanda Carvalho de Sousa Pediatra pela SBP, Médica Assistente no Centro de Referência em Microcefalia
•    11h- Alterações Nutricionais em Crianças com Doenças Neurológicas – Profª Doutora Carmem Viana – Apoiadora do Ministério da Saúde.
•    12h – Intervalo para almoço

TARDE
•    14h – Possibilidades da Intervenção dos Profissionais para motivar a participação familiar na Estimulação Precoce – Psicóloga Ana Carolina Pinto Soares - Ms em Ciência da Saúde e Psicóloga Marta Maria de Brito Soares - Especialista em Neuropsicologia.
•    17h – Encerramento

Dias 19 e 20 de abril - terça e quarta-feira
Horário: 08h às 17h
•    Atividade Teórica e Prática nos seguintes locais

UNINOVAFAPI  -  Profissionais de Fisioterapia
FACID  DEVRY  -  Profissionais de Fonoaudiologia
CEIR  -  Profissionais de Terapia Ocupacional

Por Eugênia Reis