Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospital de Demerval Lobão vai ofertar obstetrícia a partir de maio
O Hospital vai contribuir no controle de fluxo de gestantes que viajavam até Teresina para realizar o parto
O Hospital Estadual João Luiz de Moraes, em Demerval Lobão, passa por adequações estruturais e reforma para ofertar atendimento em obstetrícia. Com a oferta do serviço, o Hospital vai contribuir no controle de fluxo de gestantes que viajavam até Teresina para realizar o parto. Essa é uma das estratégias de ação definida pela Secretaria de Estado da Saúde para ampliar e oferecer um atendimento mais humanizado e qualificado às parturientes.
O superintende de Assistência à Saúde, coronel Gerardo Rebelo, que visitou as obras nesta quinta, 14, afirma que, com esse novo perfil de atendimento, o Hospital pode amenizar o fluxo para Teresina, já a partir de maio. “Estamos avançando nessa proposta, e no início do mês de maio, teremos um serviço de maternidade de urgência e emergência que vai resultar no desafogamento da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, e com as futuras mamães e bebês vão estar mais próximos de seus familiares”, enfatiza.
As obras consistem na adequação do centro cirúrgico e da sala de parto normal, que já estão em fase final de preparação, além de outros setores dos hospitais, que darão suporte a maternidade. A parte de equipamentos e medicação está em fase final de aquisição bem como o corpo clínico que está montado para atender as futuras mamães e bebês.
De acordo com o diretor geral da unidade, Geraldo Júnior, a equipe está coesa e “numa força-tarefa para entregar tudo no prazo previsto, que é o dia 2 de maio”. Ele reafirma o compromisso estipulado pela Secretaria de Estado da Saúde de colocar em funcionamento, logo no início de maio, a maternidade, com pronto atendimento 24 horas.
O Hospital já faz atendimento de urgência e emergência geral, além de ambulatorial, em diversas especialidades.
Os investimentos para o centro de pré-parto, parto e pós-parto são de aproximadamente R$72 mil. O novo serviço do Hospital vai atender as populações dos municípios de Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Curralinhos, Monsenhor Gil, Miguel Leão, São Miguel da Baixa Grande e São Felix do Piauí.
Por James Almeida