Os trabalhadores da horta do bairro Dirceu Arcoverde receberam hoje pela manhã (13), a visita de profissionais do Centro Estadual de Referência do Trabalhador (CEREST) para uma avaliação de saúde daqueles trabalhadores. A ação, que foi realizada em parceria com estudantes do curso de Biomedicina de uma universidade particular de Teresina, foi acompanhada de perto pela Diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves.

Durante a avaliação, os trabalhadores receberam orientações de atendimentos realizados pelo Cerest, “que dispõe de uma equipe multiprofissional, que está pronta para fazer atendimentos a estes e outros trabalhadores que tiveram problemas de saúde em decorrência do seu trabalho”, explicou Tatiana Chaves.

Os estudantes de Biomedicina fizeram ainda a coleta de sangue dos trabalhadores. “Retornaremos posteriormente para divulgar os resultados dos exames de cada trabalhador e a partir daí, caso for necessário, encaminharemos estes profissionais para atendimento específico no Cerest”, disse a diretora.

No retorno das atividades junto aos trabalhadores da horta, o Cerest vai atualizar o calendário de vacina dos profissionais.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador promove ações que visa melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Além do Cerest Estadual, em Teresina, o Estado conta ainda com três unidades regionais em Picos, Parnaíba e Bom Jesus.

Por Cyntia Veras