Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospital de Esperantina inicia mutirão oftalmológico
A meta é realizar 150 cirurgias de catarata
O Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman em Esperantina, norte do Estado, iniciou nessa sexta, 01, atendimentos de consultas, exames e cirurgias de catarata, do Programa Olhar Bem. A ação é uma realização da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal de Esperantina. O mutirão segue até domingo, 3 de abril, e deve atender 150 pacientes.
De acordo com o diretor geral do Hospital, Davyd Teles, o objetivo do mutirão é atender pelo menos 150 pacientes que já estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). As consultas serão de caráter especifico e poderão identificar especialmente as patologias oftalmológicas como catarata e pterígio.
O secretário de Saúde, Francisco Costa, que neste sábado vai acompanhar os atendimentos, ressalta a importância da descentralização dos serviços como forma de ampliar os atendimentos. “Realizamos no final do ano passado e início desse ano, o Programa Olhar Bem, em Picos, Bom Jesus e Floriano. Levamos atendimentos no formato itinerante, agora iniciamos uma nova etapa, de forma fixa, iniciando por Esperantina. Com o credenciamento de prestadores, vamos ampliar o serviço para todo o Piauí”, afirma.
O mutirão estará contemplando pacientes das cidades de Esperantina, São João do Arraial, Batalha, Joaquim Pires, Morro do Chapéu, Campo Largo e Madeiro. Nesta sexta, será dedicada apenas para consultas, já nos dias 02 e 03, serão realizadas as cirurgias.
O pescador Francisco da Silva Borges, de 69 anos, apoiou a iniciativa. Francisco relatou que tem problemas de catarata e um procedimento particular é muito caro e encontrou no mutirão, a oportunidade de voltar a enxergar com os dois olhos. “Tenho muita dificuldade de enxergar com os dois olhos e vejo uma boa oportunidade de fazer essa cirurgia e voltar a ter uma boa visão sem gastar nada”, relatou o pescado esperantinense.
Por Kléber Oliveira