Em ação solidária envolvendo saúde e educação, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Piauí(HEMOPI), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realiza duas importantes campanhas, de doação de sangue e cadastro de doadores voluntários de medula óssea. A ação, que iniciou nessa terça, 29, no Campus da UESPI Clóvis Moura, Dirceu Arcoverde, zona sudeste de Teresina, será estendida também ao interior do Estado.

Com a participação de acadêmicos, do diretor geral do HEMOPI, Jurandir Martins, do reitor da UESPI, Dr. Nouga Cardoso Batista, além da equipe de trabalho das instituições, a proposta da ação é esclarecer aos universitários sobre o ato de cidadania e doação de sangue, fidelizando os futuros profissionais, também formadores de opinião, para que em seus ambientes de trabalho possam como doadores levar o esclarecimento da sensibilização pela causa maior que é salvar vidas.

“Precisamos nos unir e de mãos dadas envolver de forma consciente pessoas doadoras e voluntárias nessa extensa corrente do bem, que é a campanha de sangue”, afirmou Martins.

Ainda essa semana o ato da campanha será levado ao Campus da UESPI Poeta Torquato Neto, no Pirajá(Teresina). Essa é uma iniciativa que se estende também aos campi da Uespi em Floriano, Picos e Parnaíba, e ainda no campi da UFPI, em Picos.

Para UESPI, a parceria com o HEMOPI é uma forma de dar continuidade ao trabalho realizado pela instituição junto à comunidade em geral, seja através da formação de pessoas ou da melhoria da qualidade de vida, sendo mais uma ação de importância social que se junta a tantos outros trabalhos de solidariedade e cidadania.

“Queremos desmistificar o ato de doar sangue. Vamos promover com essa parceria a grandiosidade de sermos doares de sangue e possíveis doadores de medula óssea. Com esse pensamento iremos garantir o estoque de sangue no estado Piauí e a assistência em saúde para quem precisa” – frisa Nouga Cardoso Batista, reitor da UESPI.

Programação

UESPI

Picos – dia 05

Floriano – dias 06 e 07

Parnaíba – dias 14 e 15

UFPI

Picos – 27 e 28

Por: Eugenia Reis