Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Pacientes são beneficiados no mutirão ortopédico promovido pelo HGV
foram realizadas 30 cirurgias ortopédicas e procedimentos de hemodinâmica.
No começo da semana, a aposentada Maria de Lourdes Oliveira, 89 anos, foi transferida do município de São João do Piauí para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), depois de fraturar o fêmur por causa de uma queda. Nesta quinta-feira Santa (24), dona Maria de Lourdes foi uma das trinta pessoas beneficiadas no mutirão ortopédico promovido pelo HGV. ``Estamos muito felizes, a cirurgia de nossa mãe foi um sucesso”, comemoraram as filhas da aposentada, Aurinete e Deusimar Oliveira.
Segundo o coordenador da Clínica Ortopédica do HGV, José Wilson Rodrigues, foram feitas intervenções cirúrgicas de fratura de fêmur, tíbia, úmero, colocação de fixadores, dentre outros. “Eram pacientes do Ambulatório e da urgência. Trinta pessoas foram atendidas e 35 cirurgias realizadas. Já que alguns pacientes precisaram passar por mais de um procedimento”, enfatiza.
A diretora do HGV, Clara Leal, diz que graças ao esforço conjunto entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e direção, medidas como a realização de mutirões aos sábados, feriados e implantação do terceiro turno nas segundas e quartas-feiras, permitiram reduzir a fila de espera por cirurgias nas diferentes especialidades. Em 2014, eram 4.246 pessoas, passando para 1.837 em 2016. Uma redução de 72%.
``Em ortopedia, por exemplo, havia uma demanda de 2.203 pessoas esperando por um procedimento cirúrgico no Ambulatório do HGV, unidade hospitalar referência em média e alta complexidade no Estado. Devido a essas ações, que ocorrem desde julho do ano passado, o número caiu para 542``, completa.
O Serviço de Hemodinâmica do Hospital também realizou procedimentos nesta quinta-feira Santa. Foram duas arteriografias (exame para diagnosticar doenças que atingem as artérias) e uma embolização de aneurisma. Houve, ainda, uma cirurgia de tireoidectomia (retirada total da tireoide).
Por Solinan Barbosa