O Piauí toma a dianteira no debate sobre a regulação nacional para pacientes de alta complexidade e solicita ao Ministério da Saúde para que sejam apresentadas soluções sobre o tratamento de pacientes que estão na fila em todo o país. A reunião foi realizada na última quarta, 16, em Brasília, entre o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, o ministro da Saúde, Marcelo Costa, quando foi debatida o atendimento dos pacientes que estão na fila na Central de Nacional de Regulação em Alta Complexidade(CNRAC).

“Saímos satisfeitos com a disponibilidade do Ministério em buscar uma solução e nos apresentar uma proposta para atender de forma mais ágil a esses pacientes que estão na fila de espera para um atendimento de alta complexidade”, afirmou Francisco Costa. De acordo com ele, o órgão federal sinalizou positivamente em apresentar propostas para facilitar o acesso aos tratamentos, e com isso, diminuir as filas.

A CNRAC é responsável pelo dimensionamento do fluxo migratório de pacientes entre Unidades Federativas, sendo o Estado o órgão que procura a vaga na rede ofertada para entre o paciente e a Central Nacional. Os procedimentos mais demandados são cirurgias especializadas nas áreas de cardiologia e neurologia, que deverão ser realizadas fora do Estado. Os atendimentos ocorrem em grandes centros médicos do país e são totalmente custeados pelo SUS.

Por Graciene Nazareno