Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospital referência em atendimento infantil completa 30 anos
Atualmente o hospital conta com uma estrutura de 86 leitos.
Nesta quarta-feira, 16, o único hospital referência no atendimento infantil pelo Sistema Único da Saúde(SUS) do Piauí, Hospital Infantil Lucídio Portela, completa três décadas de serviços prestados. Localizado em Teresina, o Hospital foi adaptado de um prédio do Ministério da Saúde, cedido ao Governo do Estado, onde funcionava o Pavilhão de Pneumologia.
A inauguração ocorreu em paralelo a 8ª Conferência Nacional de Saúde que teve como um de seus temas a Reforma Sanitária. Dentre os fatos históricos do Hospital, este foi o primeiro a realizar concurso público na área da saúde no estado do Piauí.
Emilia Alves, assistente social, uma das primeiras funcionárias, recorda com bastante saudosismo todas as fases que o Hospital passou. “Tivemos muitos desafios aqui, nem tudo acontecia conforme nosso desejo, nosso pensamento, tivemos que nos adaptar a muitas situações e hoje vejo que valeu a pena”, destaca.
A dedicação dos profissionais é uma realidade no dia-a-dia do Hospital e reconhecido pelos pais e as crianças, como o funcionário público, Ednaldo Lobão, que elogia os profissionais da unidade. “Eles são muito educados, atendem as crianças muito bem e às vezes ligam pra gente para saber como está a criança. Serviço muito bom aqui”, elogia. Outro ponto citado é a marcação de consultas totalmente feito pelo SUS obedecendo todos os procedimentos.
Quem também enche de elogios é a dona de casa Lucia Soares. Natural do município de Oeiras,324 km de Teresina, ela esta há dois anos e meio no hospital acompanhando a pequena Kaylane, 10 anos, que tem problemas respiratórios. “Aqui virou a minha casa. Todos são atenciosos conosco. Ganhei uma nova família”, enfatiza.
Melhorias físicas
Atualmente o hospital conta com uma estrutura de 86 leitos, sendo nove da Unidade de Terapia Intensiva(UTI). A meta da Secretaria de Estado da Saúde é ampliar a estrutura física, com mais leitos UTI, construção de um espaço de acompanhantes e repouso para equipe.
Outras obras seguem em obras, como a nova lavanderia, novo espaço para triagem e ainda uma brinquedoteca. A expectativa é que ainda este semestre as obras serão conclusas.
Atendimento
Em números, o Hospital só cresce em atendimento aos usuários. Em 2014, foram 2084 cirurgias, no ano seguinte, subiu para 2622, um crescimento de mais de 22%. Até março deste ano, já foram 599 procedimentos cirúrgicos.
Atendimentos ambulatoriais e serviços já somam, de janeiro a março, 4.408 atendimento. Em 2014, foram 18.281 atendimentos e 2015, 19.810.
O Hospital Infantil vem adotando diversas tecnologias e capacitação de profissional para ofertar serviços pelo SUS, com mais resolutividade e agilidade no tratamento de crianças. A microcirurgia de varicole, por exemplo, é um método menos invasivo que proporciona alta precoce, com até 24 horas após o procedimento. Pela iniciativa privada, a cirurgia pode custar entre R$10 a R$20 mil.
Programação de aniversário
Para comemorar a data, o Hospital realiza a VIII Semana de Humanização, com palestras, atividades laborais, rodas de conversas, atividades culturais, dentre outras.
A programação segue do dia 16 a 19 de março, no Hospital Infantil.
Por: James Almeida