Acontece amanhã (15/03) o VI Encontro Ensino-Assistência do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no auditório, a partir das 8 horas da manhã. O objetivo é apresentar aos alunos das instituições de ensino conveniadas e residentes que fazem atividades práticas, como o hospital funciona na rede de saúde.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade, Susane Castro, a proposta é alinhar as ações pedagógicas com a realidade do HGV, principalmente, no que se relaciona ao processo de melhoria da qualidade e segurança do paciente que está sendo implantado desde 2012.

Neste quatro anos de processo, a coordenadora do Núcleo observa que os  resultados são crescentes, “passamos de 32% de padrões conformes para  66% de conformidades. São padrões de qualidade internacionais que proporcionou um melhor cuidado e segurança ao paciente”, explica Susane Castro.

Ela destaca como melhoria o acesso do paciente a assistência; a avaliação e cuidado do paciente pelos profissionais de saúde; os direitos dos pacientes e familiares que são garantidos; a anestesia e cirurgias que são cumpridos os protocolos de cirurgias seguras, isso foi possível porque teve uma maior adesão da equipe cirúrgica no time out, na marcação da lateralidade da cirurgia.

Atualmente o HGV possui 14 grupos responsáveis pelos processos de melhoria da qualidade, o que já proporcionou melhoria no atendimento a pacientes graves “Hoje podemos perceber que os paciente que chegam aqui são melhores assistidos, devido aos treinamentos com profissionais; temos equipe preparada para atender em situações de emergência e equipamentos de suporte para isso”, explica Susane Castro.

Por Fátima Oliveira

 

O Encontro Ensino-Assistência acontece no período da manhã e tarde e participam 120 alunos.