Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Secretário de Saúde visita conclusão de obras no HGV
Serão ampliados mais 24 leitos de UTI e sete salas cirúrgicas.
O Secretário de Estado de Saúde, Francisco Costa, acompanhado do Superintendente de Assistência à Saúde, Gerardo Rebelo, fez visita técnica ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), neste sábado (27), quando reuniu-se com a diretora geral, Clara Leal; o diretor técnico, Ingrácio Amorim e o coordenador de obras do Hospital, o engenheiro Fauze Simão. O objetivo foi visitar a conclusão da reforma e ampliação do centro cirúrgico, clínica nefrológica e da área onde funcionarão os novos leitos da UTI.
Segundo Francisco Costa, a Sesapi está empenhada em ampliar mais 24 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no HGV, o que vai possibilitar dar suporte a todo o Estado. “Precisamos fazer uma força tarefa e concluir essa obra para melhorar o atendimento à população do Piauí”, enfatizou o secretário.
Além dos leitos de UTI, o secretário visitou a conclusão da reforma de mais sete salas cirúrgicas, que vai possibilitar um incremento no volume cirúrgico em 30%, melhorando a retaguarda tanto para a urgência quanto para as cirurgias eletivas.
Ele visitou também a reforma e ampliação da Clínica Nefrológica que vai permitir atender crianças em hemodiálise. Estão sendo ampliadas mais seis enfermarias, num total de 16, após o termino da obra. Na oportunidade, o secretário anunciou que em breve terão início as obras de reforma das clínicas médica, cirúrgica e ortopédica e do Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde.
Na ocasião, a diretora Clara Leal aproveitou a oportunidade para apresentar o caso de um paciente internado há um ano no HGV, após sofrer um Acidente Vascular Medular, uma doença rara que ocorre um caso a cada um milhão de pessoas. Para melhor atender o paciente, o hospital está utilizando uma ferramenta de gestão do cuidado conhecida como Projeto Terapêutico Singular, que possibilita um cuidado individual para o paciente.
Clara Leal ressaltou a importância do cuidado continuado na cidade deste paciente após sua alta. Segundo ela, foi necessário acolhê-lo em uma enfermaria especial para que ele pudesse sair da UTI. O secretário ficou sensibilizado com o caso e se comprometeu a dar todo o suporte necessário quando o paciente tiver condições de retornar ao seu município de origem.
Por Fátima Oliveira