Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Governo trabalha em dois eixos no combate ao Aedes aegypti
O de conscientização da população sobre os cuidados e na pesquisa pelos órgãos competentes.
Em visita ao Piauí, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, discutiu com gestores estaduais sobre estudos e métodos no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Na oportunidade, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, explanou o sobre a situação do Piauí no que diz respeito ao número de casos e ações de combate ao mosquito.
O ministro lembrou que, em outros momentos, "o Brasil já enfrentou doenças muito duras como a paralisia infantil, mas conseguiu superar. A questão do Aedes aegypti é a mesma coisa. Nós temos que pesquisar até encontrar alternativas nos pontos de vista da eficiência, da medicina e de compreensão social da população, em entender que isso é um problema que envolve a nação como um todo".
Sobre o panorama do estado, o secretário Francisco Costa falou dos avanços e da integração dos municípios nessa luta. "Em relação ao ano passado conseguimos que mais municípios ficassem atentos às notificações dos casos de dengue e outras arboviroses. Além disso, eles estão mais vigilantes e envolvidos nesse processo", disse.
Para Celso, "não adianta a gente ter o investimento do governo se não tem o acompanhamento e compreensão da população. Por isso estamos trabalhando em dois eixos: o de conscientizar a população que essa luta de todos contra o mosquito vetor dessas doenças e do outro lado o Estado e seus organismos de pesquisa buscando soluções do ponto de vista da medicina para as doenças", ressaltou.
A reunião aconteceu na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), na tarde desta sexta (19).
Por: Allana Sousa