Foto: James Almeida “Formação de instrutores é essencial no combate ao Aedes aegypti”, disse Francisco Costa

A Escola Técnica do SUS iniciou nesta quarta-feira (17), a formação para instrutores do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS). Os 16 instrutores selecionados pelo Edital 05/2015 irão atuar nos municípios de Piracuruca, Piripiri, Barras, Valença do Piauí, Elesbão Veloso, Oeiras e Floriano.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, participou da solenidade de abertura, onde parabenizou todos os envolvidos e falou sobre a importância do papel de cada um deles. “É de grande relevância que esses instrutores aproveitem bem esse momento de capacitação, pois são eles que vão ajudar na formação dos agentes comunitários de saúde do nosso Estado. Com esse trabalho, inclusive, é bom lembrar que essa turma é essencial na cooperação no trabalho do combate ao Aedes aegypti, pois, a partir do contato com direto com os ACS podem reforçar que a luta contra o mosquito deve ser feita diariamente”.

Segundo a coordenadora da Escola Técnica do SUS, Joséllia Moreira, a “capacitação tem o objetivo de instrumentalizar o professor para que ele trabalhe com metodologias ativas para repassar aos alunos. O curso é destinado para profissionais que já atuam na área, mas que dependem da qualificação para melhorar o desenvolvimento de suas ações”, disse.

O curso de formação segue até esta sexta-feira (19) no Tribunal de Contas do Estado(TCE).

A previsão é que a capacitação para os agentes comunitários de saúde iniciem no dia 09 de março. Os profissionais aprovados no teste possuem graduação superior na área da saúde com experiência na Estratégia de Saúde da Família ou em docência de nível Superior ou Técnico. Além disso, devem possuir vínculo empregatício com o Município, Estado ou União.

Por: Allana Sousa