Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde mantém estoque para distribuição de vacinas
Algumas foram regularizadas no início da semana e com previsão de que até o final de fevereiro a Hepatite B seja normalizada.
Apesar do atraso na distribuição de algumas vacinas, o Piauí mantém estoque de DTP (tríplice bacteriana), tríplice viral, varicela monovalente, Raiva, difteria e tétano (dT) e Hepatite A. Algumas delas foram regularizadas no início dessa semana e com previsão de que até o final de fevereiro a Hepatite B seja normalizada.
A DTP (tríplice bacteriana), por exemplo, teve sua entrega restabelecida e o Estado dispõe de 15 mil doses.
Já a Tetraviral, sob recomendação do Ministério, a coordenadora estadual de Imunização, Jurema Chaves, explica: “o Piauí está fazendo a substituição da dose da seguinte forma: a criança receberá em substituição a tetraviral, uma segunda dose de tríplice viral mais a varicela monovalente”. Sendo que o estoque da tríplice viral consta mais de 60 mil doses e 5 mil doses de varicela.
Sobre as vacinas contra a Raiva, Difteria e Tétano (dT), Jurema reforça que “elas estão disponíveis, embora sejam mantidas com o quantitativo mínimo de doses”.
Hepatites
O Piauí recebeu cinco mil doses da vacina da Hepatite A pediátrica, Porém, continua sem estoque da Hepatite B, mas com previsão de regularização ainda no mês de fevereiro.
Diversos fatores têm contribuído para o atraso na distribuição de algumas vacinas no Piauí pelo Ministério da Saúde. Dentre esses fatores, está a falta de matéria-prima para produção, seja no mercado nacional ou internacional, outros ainda aguardam a análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para controle de qualidade, processo de desembaraço alfandegário, liberação do termo de guarda pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outros.
As vacinas são distribuídas pelo Ministério da Saúde.
Por: Allana Sousa