Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde treinará Correios, Eletrobrás e Agespisa para combate ao Aedes
Ao final do treinamento, carteiros, eletricistas e leituristas estarão capacitados a prestar informações corretas à população.
Para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Saúde terá o auxílio significativo dos Correios, Eletrobrás e Agespisa. Os últimos acertos foram feitos durante reunião ocorrida na manhã de hoje (17), com representantes dos órgãos envolvidos.
Cerca de 300 profissionais, entre carteiros, eletricistas e leituristas, serão treinados em seus locais de trabalho, por epidemiologistas e sanitaristas da Secretaria, para ajudar na conscientização da população quanto à prevenção ao vetor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, a parceria com empresas como estas é algo fundamental, “tanto para conscientizar quanto para instruir a população, já que seus profissionais têm acesso a todos os domicílios do Estado, num trabalho incansável”, disse.
No programa do treinamento constam itens como as características do mosquito, as doenças transmitidas por ele, sintomas e o que fazer em caso de suspeita de infecção.
Os treinamentos acontecerão nos próximos dias 22 e 23 na Eletrobrás e dia 25 nos Correios. “Ao final do treinamento, carteiros, eletricistas e leituristas estarão capacitados a prestar informações corretas e consistentes aos moradores quanto às principais medidas preventivas que devem ser tomadas por todos nós”, disse Herlon Guimarães, diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde.
“O Ministério das Minas e Energia nos convocou para fazermos parceria com os órgãos da Saúde e trabalhar no combate ao mosquito Aedes aegypti. Diversas ações de prevenção já estão sendo realizadas junto a nossos equipamentos, escritórios e subestações, partiremos agora para os domicílios, fazendo um corpo-a-corpo nessa união de forças com a Secretaria de Saúde”, enfatiza a técnica da Eletrobrás, Maria Teresa.
Por Samara Augusta