A Escola Técnica do SUS inicia nesta quarta-feira (17), a formação para instrutores do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Os 16 instrutores selecionados pelo Edital 05/2015 irão atuar nos municípios de Piracuruca, Piripiri, Barras, Valença do Piauí, Elesbão Veloso, Oeiras e Floriano.

O curso de formação segue até esta sexta-feira (19) e será realizado no Tribunal de Contas do Estado(TCE). Segundo a coordenadora pedagógica, Vera Alice Melo, “os alunos que estão participando desse curso irão capacitar os ACSs que atuam nesses municípios e região, em Técnicos em Agente Comunitário de Saúde”, disse.

A previsão é que as aulas iniciem no dia 09 de março, nos municípios sedes. Os profissionais aprovados no teste possuem graduação superior na área da saúde com experiência na Estratégia de Saúde da Família ou em docência de nível Superior ou Técnico. Além disso, devem possuir vínculo empregatício com o Município, Estado ou União.

A seleção ocorreu em três etapas: análise de currículo, avaliação didática e curso de formação de instrutores. Os instrutores receberão o valor de R$ 30,00 por hora-aula ministrada.

Programação:
Quarta-feira (17.02)

8h30 - Credenciamento
9h - Abertura Oficial
10h30 - Intervalo
11h - Dinâmica de formação da Equipe Diversidade
12h - Almoço
14h - Biodança
15h - Grande Grupo Viagem

Quinta-feira (17.02)
8h30 - Equipe Diversidade
A Didática no processo ensino-aprendizagem para os profissionais que atuaram nos serviços de saúde
9h30 - Grupo Diversidade
Temas a serem discutidos: Compartilhamento de viagem
Situação Problema: Zika Vírus

Sexta-feira (19.02)
8h30 - Grupo Afinidade
Situação Problema: Drogas
10h - Intervalo
11h30 - Grande Grupo
Ações Pedagógicas para o processo ensino aprendizagem do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde
11h30 - Grupo Diversidade

Por: Allana Sousa