Foto: Allana Sousa Saúde pactua cooperação com CGE para ações estratégicas

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, visitou nesta quarta-feira (03), o controlador geral Nuno Bernardes para reafirmar a cooperação do órgão em ações estratégicas na área da saúde. Na ocasião, foi firmada pactuação entre os gestores onde a Controladoria Geral do Estado (CGE) irá auxiliar a Secretaria no acompanhamento das obras de construção da Nova Maternidade de Teresina e do Centro de Referência Médica de Picos, além de dar suporte para a regularidade previdenciária.

O secretário de Saúde destacou que o assessoramento e controle da CGE concomitante às ações desenvolvidas na Secretaria são importantes. “Nos passa mais segurança e conseguimos fazer ações com mais presteza para a população, sem eventuais problemas que possam ter em contratos ou convênios”, disse Francisco Costa.

Ele ressalta ainda que o acompanhamento da construção da maternidade de Teresina e do hospital de Picos deve iniciar de imediato.

“A obra de Picos já está em execução e a da maternidade está em processo final de licitação. É importante que neste momento a CGE já faça parte das duas obras. Agradecemos a disposição da Controladoria em monitorar e acompanhar para que a tenhamos garantia de uma obra executada dentro do que foi contratado, consiga cumprir os prazos e cronogramas físicos e acompanhar a execução orçamentária para alcancemos o objetivo maior, de deixar o equipamento em condições de oferecer serviços à população”, ressaltou Costa.

“A Controladoria se sente muito honrada com a visita do secretário de Saúde já que a nossa missão institucional é auxiliar o governador e auxiliar secretários nas ações governamentais.  Inclusive, já contamos com um auditor setorial que está na Secretaria de Saúde e que vai continuar esse trabalho de análise. A equipe de Engenharia vai dar o suporte nessa parte de obras e no que tange a contribuição previdenciária, faremos também um trabalho permanente na Secretaria, evitando que o Estado seja penalizado pela Receita Federal”, elencou o controlador geral.

Também participaram da reunião o auditor setorial da CGE lotado na Sesapi, Hamon Stelitano e o assessor jurídico da Saúde Garcias Guedes, onde definiram as prioridades. A reunião contou ainda com a presença do controlador adjunto Décio Moura; o auditor da Gerência de Controle de Obras da CGE, Gilberto Gomes; e a gerente de Convênios, Amparo Esmério.

Por: Allana Sousa (Ascom Saúde) e Vírginia Santos (Ascom PGE)