Nesta quarta-feira, 27, em Floriano, foi lançada a portaria de notificação de reação hansênica, um tipo de alteração que alguns pacientes apresentam durante ou depois do tratamento da doença. Na ocasião, também foi apresentado o Boletim Epidemiológico de Hanseníase Estadual e do município.

A portaria objetiva auxiliar os profissionais no que diz respeito ao tratamento da forma e no tempo corretos, obrigando o cumprimento da notificação.

No dia 25, a Secretaria de Estado da Saúde deu início à campanha de Luta da Hanseníase, com o lançamento do Boletim Estadual e incentivo aos municípios piauienses que também promovam atividades referentes ao tema.

"É importante a mobilização das equipes no enfrentamento da doença e principalmente lembrar que a Hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito", disse a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, Karinna Amorim.

Segundo o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior, "a hanseníase é um problema de saúde pública, mas estamos empenhados em resolver. Avaliando pelo lado positivo, essas discussões em relação à doença são um avanço para melhorarmos".

Com a portaria, publicada pelo município de Floriano, o Piauí se torna o terceiro estado do País com políticas voltadas para a hanseníase.

Por Allana Sousa