Foto: James Almeida Costa implanta programa de gestão de custos na rede hospitalar

A Secretaria de Estado da Saúde capacitou diretores e profissionais de hospitais da rede estadual de saúde com o curso Aplicado de Gestão de Custos para a implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos(PNGC). Com a capacitação, realizada nos dias 25 e 26, na Escola Fazendária, o secretário Francisco Costa espera diminuir os custos, oferecendo qualidade na prestação de serviços à população.

Segundo ele, “a capacitação com o PNGC vai auxiliar os gestores na tomada de decisão, tendo como subsídio a informação de custo, para melhorar a gestão dos recursos disponíveis”.

O curso consta de formação em Economia da Saúde e a importância de apurar custos; noções de Contabilidade e classificação de itens de custos fixos e variáveis, direto e indireto. Ainda durante o curso as equipes dos hospitais terão oportunidade de realizar exercícios de fixação da metodologia para melhor absorção e aproveitamento do conteúdo ministrado.

De acordo com a assessora técnica, Eloísa Campos, “com os recursos sendo melhor administrado, os gestores podem investir em incrementos para o hospital e qualificação dos serviços de atendimento oferecidos à população”, disse.

A capacitação consiste em dois módulos, sendo realizado nesses dois dias, o primeiro e o segundo módulo será realizado dentro de um mês, alcançando nesse primeiro momento equipes de nove hospitais. “Em seguida faremos outro grupo de nove hospitais. Assim, o aproveitamento dos participantes alcança a meta estabelecida no planejamento do curso”, explica Eloísa.

Participaram  diretores e profissionais da equipe dos hospitais de Picos, Campo Maior, Bom Jesus, Parnaíba, Floriano, São Raimundo Nonato, além do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER).

Por: Samara Augusta