Os municípios que ainda não aderiram ao Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS) já podem fazer sua adesão, até dia 2 de fevereiro, seguindo a Portaria 1708/2013 do Ministério da Saúde.

A Portaria define as diretrizes, financiamento, metodologia de adesão e critérios de avaliação dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Com o Termo de Adesão, os municípios passam a ser beneficiados com recursos federais, conforme o desempenho de cumprimento das 16 metas estabelecidas na Portaria, como por exemplo, registros de dados sobre mortalidade, nascidos vivos, incidência de doenças e visitas domiciliares para controle da dengue.

No Piauí, 21 municípios ainda estão sem adesão ao PQAVS. São eles: Alto Longá, Aroeiras do Itaim, Boa Hora, Bonfim do Piauí, Boqueirão do Piauí, Cocal de Telha, Francisco Macedo, Jatobá do Piauí, João Costa, Jurema, Novo Santo Antonio, Palmeirais, Porto, Santana, Santo Antonio de Lisboa, Santo Antonio dos Milagres, São Francisco de Assis, São João da Serra, São José do Piauí, São Lourenço e Sigefredo Pacheco.

Por Samara Augusta