O Piauí registra 77 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus zika, em 28 municípios, registrados em todas as regiões do Estado do Piauí. No boletim da semana passada o Estado havia registrado 62 casos.  

O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde(DUVAS), Herlon Guimarães, alerta da capilaridade dos casos, ocorrendo em 28 municípios, incluindo Teresina. “Observamos a presença de casos de microcefalia em todas as regiões do Estado do Piauí e Teresina sendo o maior número de caso registrado e por bairro, a cidade como um todo, apresenta caso de microcefalia”, alerta.  

Distribuição em todo o Estado

As crianças com microcefalia serão adultos que poderão ter limitação intelectual e motora. “É muito preocupante para a saúde pública. E a comunidade científica ainda está buscando respostas para inúmeras perguntas e nós ainda não temos respostas concretas em relação ao vírus, mas sabemos quem é o vetor, o mosquito da dengue, com três vírus presentes, mas sabemos que ele pode transmitir 19 doenças, fora essas três que temos conhecimento”.

Em 2015, foram notificados 7.618 casos de dengue, em 169 municípios, observando que o mosquito Aedes aegpti está presente em todo o Estado, e em torno de 70% dos focos, foram encontrados em residências, as medidas de controle estão em cada um de nós, explica Guimarães. “O mosquito não escolhe nem gênero, nem faixa etária, não escolhe pessoa, nem região. Temos que fazer a nossa parte. Pedimos à população que cada cidadão, cidadã, elimine os focos, o mosquito. Em sua maioria, o mosquito está em ambiente doméstico, em torno de 70% foram encontrados em casas. É necessário que façamos uma varredura que possamos diminuir os focos e criadouros, principalmente em nossas casas”.

Situação em Teresina, por bairros

Em 2016, o Estado já notificou 16 casos de dengue, em oito municípios. Os casos foram notificados nas primeiras semanas do ano.

E, para acelerar as ações de combate, o Governo do Estado decretou situação excepcional de emergência em saúde pública no Piauí pelo período de 180 dias.

O Decreto 16.327/2015 possibilita a execução imediata do plano de contingência da dengue, chikungunya e zika vírus elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde. Serão investidos R$5,5 milhões nas ações.

Medidas urgentes já foram colocadas em prática, como a instituição do Comitê de Operações de Emergência em Saúde-Microcefalia para investigar as causas que levaram ao aumento dos casos em 2015 em relação a 2014.

Seminário discute controle da Dengue, Zika e Chikungunya

Nos próximos dias 22 e 23, a Secretaria de Estado da Saúde realiza, juntamente com a Fiocruz Piauí e Ministério da Saúde, o Seminário sobre Dengue, Chikungunya e Zika: controle e intervenção na Saúde. O evento acontece no auditório da OAB, a partir das 8h, e tem a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí.

O seminário tem como objetivo discutir sobre as viroses emergentes, procurando contribuir com a construção do conhecimento, em busca de fortalecer os serviços de saúde para o enfrentamento da emergência sanitária no país.

Dengue – municípios/dados 2016

Altos, Monsenhor Hipólito, Teresina, Picos, Parnaíba, Santana do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Sussuapara

Microcefalia – municípios

Altos, Barras, Batalha, Beneditinos, Campo Maior, Castelo do Piauí, Curralinhos, Guadalupe, Guaribas, José de Freitas, João Costa, Jurema, Luis Correia, Murici dos Portelas, Nossa Senhora dos Remédios, Oeiras, Parnaíba, Paes Landim, Picos, Porto, Ribeiro Gonçalves, São Félix do Piauí, São João da Serra, São Pedro, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato, Teresina, União

Por: Graciene Nazareno