A nova Maternidade de Teresina terá edital de licitação lançado ao final de janeiro. Foi o que acordou o governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, durante reunião realizada nesta manhã de segunda, 18, com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Palácio de Karnak. 

Com anteprojeto arquitetônico concluído e já com edital em finalização, o próximo passo é encaminhar para a Procuradoria Geral do Estado(PGE). A licitação será no formato de RDC - Regime Diferenciado de Contratações. 

Além do edital da obra em si, Francisco Costa anunciou que, paralelamente, a equipe elabora a padronização de equipamentos hospitalares, conforme orientação do Ministério da Saúde. "Tanto para a nova Maternidade, como para o novo Hospital de Picos, que retomamos as obras na semana passada, já trabalhamos na formatação dos equipamentos e posterior lançamento de edital para aquisição", informa. 

A funcionalidade da obra imediatamente após ser concluída foi uma das preocupações levantadas por Wellington Dias na reunião. "Além do empenho em dar agilidade na obra física, em paralelo, é importante que sejam articuladas a aquisição de equipamentos, a gestão e a capacitação profissional que atuarão naquela instituição".

Também foi abordado na reunião sobre o novo Hospital de Picos, cujas obras foram retomadas no último dia 13 de janeiro, após quatro anos de paralisação.

Por Graciene Nazareno