Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Vinte quatro profissionais são capacitados em prótese total e removível
O acesso às próteses será feito através da atenção básica.
Neste sábado, 16, a Secretaria de Estado da Saúde certificou, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, vinte e quatro odontologistas que atuam na atenção primária.
Esse profissionais participaram de uma capacitação em Prótese Total e Removível na Atenção Básica.
"Com essa capacitação eles vão estar preparados para fazer próteses não só nos CEOs, como também nos postos de saúde para reduzir a demanda reprimida e desafogar os laboratórios de próteses", disse o coordenador estadual da Saúde Bucal, Marcelo Almeida.
O objetivo é que mais profissionais sejam capacitados ao longo do ano de 2016. "A Secretaria já colocou no seu Plano Diretor de Investimento (PDI), um recurso voltado para a ampliação desse curso também no interior do estado e, assim, massificar a entrega de próteses a população piauiense", ressaltou Marcelo.
Para o diretor de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca Júnior, é "possibilitar o acesso da população na reabilitação em saúde bucal é um esforço do ministério da saúde. E lembra que "o usuário terá acesso a esse serviço através dos laboratórios odontológicos equipados nas unidades de saúde do seu município".
O coordenador nacional de Odontologia, do Ministério da Saúde, Ademir Bacic, relata que "há um tempo atrás falava-se no Brasil do pouco acesso a atenção da saúde bucal e hoje na atenção básica conseguimos ter uma entrega de prótese dentária e com a capacitação de profissionais conseguiremos simplificar esse processo".
O projeto também foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI), Associação Brasileira Cirurgiões Dentistas (ABCD-PI) e do Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí (SOEPI).